Indicativo de Incêndios

Previsão das áreas suscetíveis aos incêndios em todo o Estado de São Paulo

Clique nos mapas abaixo para ampliar:

O Indicativo de Incêndios é uma ferramenta inovadora fruto de uma parceria entre ABAG/RP, Usinas e Produtores Rurais com a Somar Meteorologia. Os mapas correlacionam as condições observacionais e de previsão de chuva em curto e médio prazo, umidade relativa, balanço hídrico e outras variáveis meteorológicas, apontando, com mais precisão, as áreas e regiões com maior potencial de risco de ocorrência e propagação de fogo.

Os níveis de severidade são representados por cor: amarelo (baixo), laranja (alto) e vermelho (alerta). Para a confecção dos mapas, não foram coletados dados de incêndio. É importante lembrar que devido a ações antropogênicas, os incêndios podem ocorrer em áreas onde o índice não indica condição favorável ao fogo.

Essa ferramenta para a prevenção dos incêndios faz parte da previsão do tempo dos telejornais da EPTV, afiliada da Rede Globo, nas praças de Ribeirão Preto, São Carlos (Central) e Campinas, chegando a 157 cidades. 

O índice será aferido por cinco meses, de junho a novembro de 2021. Os mapas podem ser consultados diariamente aqui no site da Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação você concorda com os usos de cookies.