Em junho de 2014 a Estação Ecológica de Ribeirão Preto (SP), mais conhecida como Mata de Santa Tereza, foi atingida por um incêndio que destruiu mais de 50 hectares de vegetação. O combate às chamas contou com a experiência das brigadas de incêndio das usinas, que foram determinantes para o sucesso da ação, não apenas pela capacitação das pessoas, como também pelo emprego dos equipamentos adequados. O fogo foi originado de velas usadas em rituais religiosos, mas foi disseminada a ideia de que a causa foi a queima em canaviais.

Para esclarecer a opinião pública e trabalhar proativamente contra as ocorrências de incêndios, no campo e na cidade, foi criada a Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios.

A iniciativa envolve a Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, ABAG/RP, seus associados, e outros parceiros, como: usinas, cooperativas, empresas, associações de produtores rurais, e tem o apoio do SENAR. O objetivo de desenvolver ações de cooperação, comunicação e educação, para conscientizar e engajar toda a sociedade na prevenção aos incêndios vem sendo alcançado, e multiplicado a cada ano.

Ações

2015 a 2017

A campanha

Nos três primeiros anos foi necessário desassociar a ideia de ocorrência de fogo sem controle, com as queimadas controladas. Estas últimas são permitidas por lei, e necessitam de licenciamento prévio. Os slogans usados no período foram: “Incêndio: diferente de queima controlada” e “Consciência e Responsabilidade: a melhor Prevenção”.

As peças publicitárias foram criadas para esclarecer que o fogo sem controle não interessa nem para a cidade e nem para o campo. Com a evolução tecnológica, a cana que antes era queimada para facilitar o trabalho do cortador, passou a ser colhida crua, com máquinas.

Anúncios em TVs, rádios, jornais e revistas, placas de estrada, busdoors, outdoors alertavam para os perigos dos incêndios. O grande diferencial dos materiais da Campanha sempre foi a customização para cada parceiro. Além de conter a marca dos participantes, as peças traziam o número do telefone das brigadas mais próximas, para tentar reduzir o tempo de reação no combate ao foco de incêndio.

Na vertente educativa, mais de 100 mil cartilhas foram entregues em escolas públicas e privadas da região, somente no 1° ano de Campanha. Também foi criada uma cartilha para ajudar os produtores rurais a entenderem os critérios objetivos para o estabelecimento do nexo causal pela omissão. Neste caso, exclusivamente para as ocorrências de incêndios em canaviais, de autoria desconhecida, no estado de São Paulo.

A cooperação entre todos os envolvidos tem sido um fator de sucesso. Técnicos de segurança das usinas ministram palestras em escolas, em encontros de produtores rurais, e formam brigadas de incêndio em diversos municípios.

Confira as peças

2018 a 2019

A campanha Botão de play

A partir de 2018 o foco da Campanha foi mais direcionado para a prevenção, com as mensagens: “Incêndios: Previna” e “Incêndios: Prevenir é Dever de Todos”. Foram criados filmes 3D, com 15 segundos de duração, baseados em situações cotidianas, potencialmente causadoras de incêndios. Os filmes mostram situações como: atear fogo em lixo ou mato, atirar bitucas de cigarro acesas, acender fogueiras ou tochas, ou até mesmo o ato criminoso de atear fogo propositadamente.

A Campanha, veiculada em emissoras regionais de TV, foi finalista do FestVídeo 2018, o maior festival de vídeo publicitário do interior do país.

Confira as peças

2020 a 2021

A campanha

Como prestação de serviço à comunidade, a partir de 2020, os parceiros da Campanha agregaram aos trabalhos já realizados o Indicativo de Incêndios. A ferramenta foi contratada junto à Somar Meteorologia, atual Climatempo, como mais uma ação de prevenção, no sentido de apontar as regiões com maior potencial de risco de ocorrência e propagação de incêndios em todo o estado de São Paulo. Diariamente, durante os meses mais secos do ano, foram gerados mapas a partir da correlação de condições observacionais e de previsão de chuva em curto e médio prazo, umidade relativa, balanço hídrico e outras variáveis  meteorológicas. Nos mapas foram ilustrados, em cores, os níveis de severidade da ameaça de incêndios para o dia e os seis subsequentes: amarelo (baixo), laranja (alto) e vermelho (alerta). O Indicativo de Incêndios passou a fazer parte da previsão do tempo dos telejornais da EPTV, afiliada da Rede Globo, nas praças de Ribeirão Preto, São Carlos (Central) e Campinas, chegando a 157 cidades. Desde 2021 os mapas são divulgados no site oficial da Operação Corta Fogo, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, como informação importante para a população.

Confira as peças

2022

A campanha

Em 2022, em decorrência da severidade dos incêndios, nos dois anos anteriores, o Indicativo de Incêndios foi atualizado e passou a alertar para situações de emergência, além das já apontadas.

A ABAG/RP e seus parceiros decidiram por uma Campanha mais contundente e instigante, para engajar e emocionar, com o slogan O FOGO É FOGO.

O lançamento oficial da Campanha aconteceu no icônico Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, SP. O Pedro II foi praticamente destruído pelo fogo, no dia 15 de julho de 1980. Com apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, que completava cem anos, a Campanha ganhou mais destaque e repercussão na mídia, tanto em São Paulo, quanto em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, regiões nas quais os parceiros atuam.

Confira as peças

2023

A campanha Botão de play

Em 2023 a Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios alcançou abrangência nacional, com o apoio do SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O SENAR atua diretamente com o produtor e o trabalhador rural, oferecendo assistência técnica e gerencial, além de capacitação em diversas vertentes, entre elas a prevenção aos incêndios.

A Campanha segue evoluindo com a linha de mostrar causa e consequência, com alertas sobre atos e omissões humanas que resultam em incêndios. A cada edição é esperado que as pessoas percebam a responsabilidade que têm quanto a esse assunto, afinal O FOGO É FOGO.

Confira as peças

2023

O Fogo é Fogo

O fogo não é problema só do outro. Ele afeta a todos, no campo e na cidade.
É dever de cada um prevenir e denunciar.

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